O que é a Agricultura de Precisão?
A Agricultura de Precisão é a gestão da variabilidade espacial de: Parcelas, Solos e Culturas. A Agricultura de Precisão (AP) tem por objetivo a redução dos custos de produção, a diminuição do impacto ambiental da agricultur e o aumento da produtividade.
Ciclo de Atuação
Deteção remota
Podemos definir detecção remota como a medição de caraterísticas de uma cultura ou superfície à distancia. Isto sem lhe tocar, através da medição da radiação que estas reflectem ou emitem. Esta deteção é feita de três formas: drone, avião ou satélite.
Vantagens
As vantagens da utilização da Agricultura de Precisão na sua exploração são várias:
- Aumento da produtividade
- Aumento da qualidade
- Redução de custos
- Otimização de recursos (aplicação de fertilizante, água na quantidade exata por zona)
Cartas NDVI/Cartas de Vigor/Conforto Vegetativo
As Cartas de Vigor Vegetativo estão relacionadas diretemente com o conforto hídrico e nutricional das plantas. As análises georreferenciadas permitem uma avaliação rápida do estado das culturas no campo.
Condutividade Elétrica aparente do Solo
Baseia-se na propriedade do solo variar a condução de corrente elétrica conforme as propriedades físicas e químicas do mesmo. Ao medir a condutividade elétrica observam-se manchas características semelhantes que podem variar espacialmente dentro da área em análise. A condutividade Elétrica do solo relaciona-se com:
- Textura
- Salinidade
- Impermes
- Compactação do solo
- Disponibilidade de àgua para as plantas
Segmentação da Vindima
Imagens aéreas multi-espectrais (v´sivel – RGB e infra vermelho – NIR) de altíssima resolução (3-5 cm) que permitem análises planta-a-planta com remoção do ruído causado pelo efeito entre-linha e solo pela aplicação do algoritmo CanopyTarget.
Microzonagem dos talhões e prospeção de microterroirs pelo algoritmo MicroTerroirID.
Segmentação da vindima em resultado de validação no terreno por controlo de maturação georreferenciado originando vinhos em gamas diferenciadas.
Benchmarking de microterroirs e gestão diferenciada dos talhões