Perguntas Frequentes

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Perguntas Frequentes 2017-11-29T23:21:08+00:00

Perguntas Frequentes

As Perguntas Frequentes ou FAQs servem para esclarecer qualquer dúvida sobre o Phorland.

Poderá pesquisar todas as suas dúvidas selecionando o módulo/tema em questão. Caso não encontre algum dúvida mais concreta, pedimos o pedido de esclarecimento pelos meios disponibilizados nos contactos.

Como posso consultar as quantidades de fruta em cada Câmara Frigorífica? 2017-11-29T21:35:11+00:00

O 4Fruits dispõe de uma gestão gráfica para as Câmaras Frigoríficas. Na vista geral pode ver todas as Câmaras Frigoríficas e a quantidade existente em cada uma. Entrando na ficha de cada Câmara, pode consultar, além da quantidade existente, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da fruta.

De forma a poder certificar toda a fruta preciso da ficha de Rastreabilidade. O 4Fruits cria essa informação/ficha? 2017-11-29T21:34:43+00:00

O 4Fruits cria a ficha da Rastrebilidade de toda a fruta de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro. Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade sempre que pretender.

As operações com a fruta necessitam criação de lotes. Existe a possibilidade de os criar? 2017-11-29T21:34:27+00:00

Cada entrada de fruta, qualquer operação pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.

Com o 4Fruits consigo controlar os Stocks? 2017-11-29T21:34:03+00:00

Sim, o 4Fruits permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza.

Existe limitação na quantidade de fruta a ser recebida? E é só para um tipo de fruta? 2017-11-29T21:33:48+00:00

Com o 4Fruits pode receber toda a fruta que quiser não havendo qualquer limite de quantidades.

O meu Consultor usa o 4Coop. Eu tenho acesso às informações que ele vai registando? 2017-11-29T21:32:50+00:00

Sim, o 4Coop é um módulo Colaborativo. Desde que tenha a sua licença, poderá ver todas as informações registadas e evolução da sua exploração.

Que funcionalidades tem? 2017-11-29T21:32:29+00:00

Uma vez que pode integrar com todos os módulos, as funcionalidades serão todas as existentes em cada um, acrescidas das específicas ao 4Coop.

O 4Coop integra com outros módulos? 2017-11-29T21:32:08+00:00

Sim, o 4Coop integra com todos os módulos disponíveis na nossa oferta.

Quem pode utilizar o módulo 4Coop? 2017-11-29T21:31:51+00:00

O módulo 4Coop pode ser usado por Técnicos, Engenheiros Agrónomos, Engenheiros Florestais. Engenheiros Zootécnicos, Médicos Veterinários, Inseminadores, Consultores e todos os membros e Técnicos das Cooperativas, Associações, Organizações ou Agrupamento de Produtores.

Como posso consultar as quantidades de mosto/vinho e/ou borras em cada Depósito? 2017-11-29T21:30:51+00:00

O 4Wine dispõe de uma gestão gráfica para a sua Adega e para cada Depósito.

Na vista da Adega pode ver todos os seus Depósitos e a quantidade existente em cada um. Entrando na ficha de cada Depósito, pode consultar, além da quantidade existente, as substâncias presentes, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da substância.

De forma a poder certificar o meu vinho preciso da ficha de Rastreabilidade. O 4Wine cria essa informação/ficha? 2017-11-29T21:30:34+00:00

O 4Wine cria a ficha da Rastrebilidade do seu vinho de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro.

Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade de forma Ascentende (da garrafa de vinho à receção/produção da uva) ou Descendente (da receção/produção da uva até à garrafa de vinho).

As operações enológicas costumam gerar novos lotes. Existe a possibilidade de os criar? 2017-11-29T21:30:18+00:00

Cada entrada de Uvas, qualquer operação enológica pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.

Com o 4Wine consigo controlar os Stocks? 2017-11-29T21:29:58+00:00

Sim, o 4Wine permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza na sua Adega.

Além do controlo do processo de vinificação, como se calcula o custo de cada operação? E de cada garrafa? 2017-11-29T21:29:38+00:00

O módulo 4Wine pode comunicar com o 4Land e o custo de cada operação ficará registado. Pode consultar e comparar todas as operações em relação ao custo, mão-de-obra, máquinas e consumíveis utilizados. Desta forma poderá saber quanto lhe custou produzir cada garrafa, cada litro de vinho. O controlo total das suas operações está sempre disponível.

Posso apagar os dados da minha conta pessoal? E da minha empresa? 2017-11-29T21:28:37+00:00

Sim, é possível. Poderá fazê-lo quando desejar uma vez que não há período de fidelização.

  • Conta de Utilizador
    • Aceda ao seu perfil e selecione a opção “Desativar Conta”. Introduza a sua palavra-passe e será desativado automaticamente.

 

  •  Conta da Empresa
    • Nas Configurações Avançadas, selecione a opção “Desativar Conta”. A conta entrará no estado desativo no imediato.

 

Importante: Estas alterações impedirão o acesso do Utilizador à plataforma. No caso de desativar a empresa, ninguém conseguirá aceder.

Vou fechar uma empresa e abrir outra. Posso usar a mesma conta PhorLand para as 2? 2017-11-29T21:26:13+00:00

Tratando-se de 2 entidades diferentes, com designações e contribuintes diferentes, terão de existir 2 contas distintas no Phorland, uma vez que não podemos, por imposições legais, “alterar/transformar” os dados de um contribuinte para outro.
No entanto, quando o cliente estiver a chegar a essa situação (deixar de trabalhar com uma empresa e começar com outra), cria a 2.ª conta, importa os dados de clientes e artigos da primeira conta para a segunda (com as rotinas que existem na plataforma), e começa a trabalhar na segunda conta, deixando de fazer qualquer operação/registo na 1.ª conta.
Com este procedimento, a primeira conta passa a um estado de acesso de consulta, podendo durante algum tempo, consultar e exportar todos os seus dados, para fazer face a qualquer consulta legal que tenha que efetuar, até a conta ficar com o acesso definitivamente bloqueado.

Esqueci-me de pagar. E agora? 2017-11-29T21:25:34+00:00

Caso se tenha esquecido de pagar a mensalidade e/ou anuidade, o serviço será cortado no final do último dia da licença. Para voltar a utilizar, basta que realize o respetivo pagamento e em instantes voltará a poder aceder.
Não haverá perda de dados durante o tempo de inatividade.

Como ativar uma segunda conta e/ou empresa? 2017-11-29T21:25:02+00:00

Não precisa ativar uma segunda conta para ter outra Empresa.
Se pretende configurar nova Empresa, só precisa de ir a <u>Configurações &gt; Empresa</u> e regista-la. Depois só precisa preencher toda a informação como fez com a primeira.

Produzo várias espécies de animais (bovinos, suínos e ovelhas). Consigo gerir todas no 4Zoo? 2017-11-29T21:23:25+00:00

O 4Zoo será multiespécie num futuro próximo e aí conseguirá gerir todas as espécies com interesse agronómico. De momento só poderá fazer a gestão de efetivos pecuários.

Que tipo de registo posso associar a cada animal? 2017-11-29T21:22:23+00:00

Poderá associar a cada animal todos os tipos de maneio que lhes são aplicados.

O 4Zoo tem limite de animais ou de registos? Paga-se por animal ou por registo? 2017-11-29T21:22:05+00:00

Não existe limitação quer do número de animais quer dos registos associados a estes.

O valor pago permite a utilização sem limitações deste módulo sem qualquer tipo de custos adicionais.

O 4Zoo está homologado pela DGAV para a emissão do LRED-Bov no formato digital? 2017-11-29T21:21:45+00:00

Sim, o 4Zoo foi testado e homologado pela DGAV para a emissão do LRED-Bov no formato digital.

Quando necessitar, pode consulta-lo e/ou imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.

Preciso preencher o Caderno de Campo. Como registo todas as operações tenho de voltar a escrevê-las no Caderno? 2017-11-29T21:20:47+00:00

Ao fazer o registo completo dos tratamentos e de todas as operações culturais que são de preenchimento obrigatório nos Cadernos de Campo, esta informação será introduzida automaticamente no Caderno de Campo gerado pelo 4Land.

Quando pretender, pode consulta-lo ou fazer o download e imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.

Tenho muitas parcelas divididas por toda a freguesia e até em freguesias vizinhas. Como é sei onde é cada uma? 2017-11-29T21:20:25+00:00

As parcelas podem ser todas registadas e georeferenciadas. Através de um mapa gerado automaticamente, poderá ver toda a sua estrutura fundiária.

Fiz melhoramentos fundiários, construções e compra de máquinas. Como é que eu faço o controlo de custos de cada um destes parâmetros? 2017-11-29T21:20:02+00:00

O 4Land está preparado para calcular as depreciações e amortizações de todos os investimentos que realizar na sua exploração. Basta que os configure e decida que tipo de depreciação e custeio pretende para cada um.

Na minha exploração faço produção vegetal (hortícolas e frutas), animais e ainda tenho a adega e uma floresta. Consigo gerir de forma independente cada uma desta atividades? 2017-11-29T21:19:40+00:00

Claro que sim. O 4Land permite gerir cada atividade da sua exploração independentemente das outras e desta forma consegue saber detalhadamente quais os custos e proveitos relativos a cada uma.

Tenho 2 quintas. Posso gerir as duas com a mesma licença? 2017-11-29T21:19:17+00:00

Sim, o 4Land permite gerir várias quintas com a sua licença.

Por que é que o Phorland não tem suporte por telefone? 2017-11-29T21:13:47+00:00

Para respondermos o mais aprofundada e corretamente a todos os clientes, não damos suporte por telefone. A primeira razão prende-se com a grande maioria dos temas a que damos suporte exigirem investigação, testes ou serem reportados à equipa de desenvolvimento para resolução. Seria impraticável estar ao telefone durante 20/30 minutos com um cliente, impedindo-nos de dar apoio a outros clientes. Para além disso, lidamos com temas muito sensíveis, que afetam a faturação da sua empresa e queremos ter sempre a certeza de que lhe damos a melhor resposta possível. Em segundo lugar é por este ser o único meio de manter registadas todas as comunicações que fazemos.

Isto é útil para nós, porque nos permite ver o histórico de E-mails que nos enviou e as respostas que lhe demos, e até identificar mais facilmente a sua empresa/conta, mas é também bastante útil para si, ficar com as nossas respostas no seu E-mail, para consultar sempre que quiser.

Quais são os custos do suporte técnico? 2017-11-29T21:13:26+00:00

O Suporte Técnico será cobrado apenas quando o motivo de contacto não tenha sido provocado por qualquer indisponibilidade do Phorland.

Como posso colocar as minhas dúvidas/questões? 2017-11-29T21:12:03+00:00

Pode colocar as suas dúvidas ou questões através de qualquer um dos contactos disponibilizados.

Veja o ponto Plataforma.

O Phorland está disponível em que línguas/idiomas? 2017-11-29T21:11:36+00:00

De momento, toda a plataforma só dispõe do Português como idioma nativo. Mas já existe em Português-Brasil (PT-BR), Inglês (EN), Espanhol (ES)e Francês (FR) mas em versão beta.

E se durante a utilização perder o acesso à internet? Perco dados? 2017-11-29T21:10:00+00:00

Não há problema. Todos os dados estão guardados nos nossos servidores.
Além disso, durante a composição de documentos, os seus dados estão a ser permanentemente guardados mal termine a edição de qualquer campo de dados, para que não perca nada, mesmo se ficar momentaneamente sem internet, sem energia ou se o seu dispositivo avariar.

Posso abrir várias janelas e separadores do browser ao mesmo tempo? 2017-11-29T21:09:36+00:00

Sim, pode.

O software Phorland pode e deve ser usada num browser com Tabs ou várias janelas, o que permite que, por exemplo, enquanto criar um documento, possa alterar o detalhe de um artigo sem que tenha que fechar esse mesmo documento.

Posso ter mais que uma empresa? E Utilizadores? 2017-11-29T21:09:17+00:00

Sim. O Phorland está optimizado para uma utilização multiempresa e multiutilizador, com um controlo de privilégios bem definido.
Poderá registar as empresas que quiser.

A plataforma tem a oferta de um(1) utilizador.

Posso aceder ao Phorland através do meu smartphone ou tablet? 2017-11-29T21:08:48+00:00

O Phorland está preparado para facilitar a experiência de utilização nas plataformas móveis. Para tal utiliza a tecnologia Responsive Templates. Basta usar o Navegador do seu dispositivo para aceder ao Software e toda a interface será ajustada para uma melhor utilização.

É preciso instalar no meu computador? 2017-11-29T21:08:27+00:00

O Phorland é uma plataforma Web-based e por este motivo não existe qualquer tipo de instalação. Para aceder, basta possuir um acesso à Internet e aceder ao portal através do seu navegador.

Consegue aceder a partir de qualquer dispositivo (Computador, tablet e/ou smartphone) e em qualquer lugar do Mundo desde que tenha acesso à Internet. Além disso, tem a garantia que estará sempre a usar a última versão da aplicação e que toda a informação se mantém sincronizada em tempo real.

As atualizações que são feitas, tenho de pagar? 2017-11-29T21:08:07+00:00

Não. Todas as atualizações são gratuitas.

Quanto custa? 2017-11-29T21:07:48+00:00

A plataforma Phorland tem ao dispor vários módulos completamente gratuitos. Eles são o 4Land, 4Commerce e 4Zoo.

Caso pretenda, estamos ao seu dispor para lhe enviar uma proposta sobre os outro módulos: 4Wine, 4Fruits e 4Coop.

Como posso começar a utilizar? 2017-11-29T21:05:58+00:00

Neste momento estamos a trabalhar para colocar à sua disposição vários meios para poder efetuar a Compra/Pagamento. Entretanto, pedimos que faça o pedido através do formulário de contacto.

No formulário de contacto, deve preencher os dados, selecionar o assunto “Adquirir Licença” e submeter pedido.

Entraremos em contacto o mais rapidamente possível para que comece a utilizar o Phorland sem demoras.

Os meus dados de acesso estão comprometidos. O que devo fazer? 2017-11-29T19:31:42+00:00

Deverá entrar em contacto connosco, através de um dos meios disponíveis, com a maior brevidade possível.

Os meus dados estão seguros? 2017-11-29T21:36:09+00:00

Sendo o 4Commerce um programa de faturação em Cloud, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança dos dados e da informação que se encontra nas contas.

A segurança é muito importante para nós e para os nossos clientes e, por isso, tomamos medidas de segurança. Toda a plataforma está protegida e todos os dados enviados da e para a plataforma Phorland são cifrados com cifra de 256-bit. Esta é uma medida ainda mais importante se partilhar a rede com outras pessoas. Toda a informação registada na nossa plataforma encontra-se alojada em servidores protegidos 24 horas por dia. Os dados são encriptados e protegidos por uma firewall vigiada por uma equipa de especialistas de segurança.
Além destas medidas, efetuamos cópias de segurança (backups) diárias assegurando sempre a informação dos nossos clientes.

Perdi os meus dados de acesso e não consigo recuperar. O que devo fazer? 2017-11-29T19:30:58+00:00

Deverá entrar em contacto connosco, através de qualquer um dos meios disponíveis.

Enganei-me três (3) vezes na minha palavra-passe e fiquei com a conta bloqueada. 2017-11-29T19:30:40+00:00

Por uma questão de segurança, o seu acesso foi bloqueado. Para ter novamente acesso, terá de pedir ao seu gestor que desbloqueie a sua conta. Mal se proceda ao desbloqueio, já pode voltar a utilizar.

Esqueci-me da minha senha de acesso, como posso recupera-la? 2017-11-29T19:30:13+00:00

Para recuperar a sua senha de acesso basta que selecione a opção “Esqueceu a sua palavra-passe” e serão enviadas para o seu E-mail as instruções para proceder ao registo da sua nova palavra-passe. Terminado este passo, já poderá aceder novamente.

Recebi um convite da minha empresa/equipa para me registar mas o código não é válido. 2017-11-29T19:29:51+00:00

Os convites, por uma questão de segurança, podem ser cancelados, invalidando o mesmo. Se o que recebeu não permite validar o seu registo não há problema. Peça ao seu gestor/chefe para ativar/reenviar o convite. Assim que o receber, já pode concluir o processo e já poderá integrar a sua equipa.

Como posso consultar as quantidades de mosto/vinho e/ou borras em cada Depósito? 2017-11-29T19:28:22+00:00

O 4Wine dispõe de uma gestão gráfica para a sua Adega e para cada Depósito.

Na vista da Adega pode ver todos os seus Depósitos e a quantidade existente em cada um. Entrando na ficha de cada Depósito, pode consultar, além da quantidade existente, as substâncias presentes, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da substância.

De forma a poder certificar o meu vinho preciso da ficha de Rastreabilidade. O 4Wine cria essa informação/ficha? 2017-11-29T19:28:02+00:00

O 4Wine cria a ficha da Rastrebilidade do seu vinho de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro.

Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade de forma Ascentende (da garrafa de vinho à receção/produção da uva) ou Descendente (da receção/produção da uva até à garrafa de vinho).

As operações enológicas costumam gerar novos lotes. Existe a possibilidade de os criar? 2017-11-29T19:27:42+00:00

Cada entrada de Uvas, qualquer operação enológica pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.

Com o 4Wine consigo controlar os Stocks? 2017-11-29T19:27:17+00:00

Sim, o 4Wine permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza na sua Adega.

Além do controlo do processo de vinificação, como se calcula o custo de cada operação? E de cada garrafa? 2017-11-29T19:26:51+00:00

O módulo 4Wine pode comunicar com o 4Land e o custo de cada operação ficará registado. Pode consultar e comparar todas as operações em relação ao custo, mão-de-obra, máquinas e consumíveis utilizados. Desta forma poderá saber quanto lhe custou produzir cada garrafa, cada litro de vinho. O controlo total das suas operações está sempre disponível.

Onde posso ver as isenções possíveis do IVA? 2017-11-29T19:25:02+00:00

Poderá consultar toda a informação sobre os tipos de isenção, ao nível nacional e internacional, na página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira.

O módulo 4Commerce é um software certificado? 2017-11-29T19:29:06+00:00

Sim, o 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária, com o n.º 2455/AT.

É possível gerar o ficheiro SAF-T? 2017-11-29T19:22:32+00:00

Sim. O 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária e permite a exportação do ficheiro SAF-T.

Posso emitir recibos parciais? E registar várias formas de pagamento na mesma fatura 2017-11-29T19:22:26+00:00

Sim. O 4Commerce está otimizado para a emissão de recibos parciais. Ao emitir faturas, pode escolher várias formas de pagamento.

O 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação 2017-11-29T19:22:12+00:00

O programa de faturação 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação em vigor em Portugal desde 1 de Janeiro de 2013. Tornou-se obrigatório, por lei, emitir uma fatura em qualquer transmissão de bens ou prestação de serviços, independentemente do valor ou de o adquirente ser uma pessoa singular ou coletiva.

Esta medida é aplicável a todos os setores de atividade. Juntamente com a obrigatoriedade de emissão de fatura, passou a existir um novo tipo de documento chamado fatura simplificada. Uma outra novidade é que todos os documentos fiscais (guias, faturas, faturas simplificadas, faturas/recibo, notas de crédito e notas de débito) devem ser comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 25 do mês seguinte à sua emissão.

O 4Commerce possibilita a comunicação dos seus documentos através de envio automático direto para a Autoridade Tributária ou através da exportação do SAF-T PT mensal. Os documentos de transporte, (Guias de Transporte, Remessa ou Devolução), também terão que ser comunicados para a Autoridade Tributária, assim que forem finalizados no 4Commerce.

O que é necessário guardar ao fazer a transição entre programas de faturação 2017-11-29T19:23:15+00:00

“Ao mudar de software de faturação, deverão ser conservadas cópias de segurança de todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um período de 10 anos (artigo 123.º do CIRC). Isto incluí os ficheiros SAFT-PT e as faturas em formato papel ou eletrónico do programa anterior. Este arquivo pode ser mantido em formato totalmente digital, se preferir.”

Posso importar dados de outros programas de faturação? 2017-11-29T19:24:39+00:00

Para já não. No entanto estamos a trabalhar para disponibilizar esta funcionalidade.