A gestão agrícola cresce com a necessidade dos agricultores/empresários agrícolas de reduzirem custos e/ou aumentarem a sua produtividade. O aumento da procura de alimentos, quer sejam vegetais quer animais, deve-se ao crescimento exponencial da população mundial e ao crescimento dos mercados globais. É ainda esperado que o crescimento seja de tal ordem que cheguemos ao ano 2050 com uma população de 9 mil milhões de pessoas.

Mas para manterem as suas explorações em funcionamento há que ser competitivo.

Mas, como é que poderão fazê-lo? Como ter uma boa gestão?

Poderão aumentar a sua produtividade ou de reduzir custos. Poderão até optar pela aplicação das duas e terão uma gestão ainda mais eficiente. Em ambos os casos é preciso fazer uma análise detalhada dos custos normais de uma exploração, que podem ser:

  • Consumíveis (sementes, adubos, herbicidas, etc.)
  • Combustíveis (gasóleo agrícola)
  • Serviços externos (Água, luz, Veterinário, Inseminador, etc.)
  • Rendas (escritório, terrenos, etc.)
  • Mão-de-obra (permanente e eventual)

E ainda podemos ter os custos com o imobilizado:

  • Máquinas e equipamentos
  • Construções (armazéns, silos, furos/poços, etc.)

Depois há que analisar as culturas que faz e se são rentáveis ou as mais rentáveis.

Com o levantamento de todos os custos que têm na sua exploração já é possível ver o peso na sua produção. A gestão aliada às boas práticas agrícolas, irão obrigatoriamente reduzir os seus custos e potenciar o aumento da produtividade.

Investir não garante lucro imediato. Todos os investimentos devem ser devidamente estudados e cuidadosamente analisado o seu impacto.

Quer seja já um empresário ou se vai iniciar a sua exploração, deve fazer um planeamento e um estudo de viabilidade económica que contemple todos estes aspetos.

O Phorland ajuda-o a gerir toda esta informação de forma automática e simples. Tome as melhores decisões com o apoio de relatórios e com informação detalhada.

A equipa da Phosphorland também pode ajudar na elaboração de um estudo da sua exploração. Fale connosco para mais esclarecimentos.