/** popup cookies*/

Mais 1500 árvores plantadas na iniciativa “Oxigenar Braga”

//Mais 1500 árvores plantadas na iniciativa “Oxigenar Braga”

Mais 1500 árvores plantadas na iniciativa “Oxigenar Braga”

Programa Oxigenar Braga 2015

O programa Oxigenar Braga 2015 prosseguiu ontem de manhã no monte do Picoto. Contou com a participação de cerca de 100 voluntários, incluindo membros de eco-clubes, sapadores florestais, funcionários dos espaços verdes da Câmara e voluntários. No dia anterior tinham participado na iniciativa cerca de duas centenas de crianças. Distribuíram-se em atividades no Picoto, na Quinta Pedagógica e em diversos locais das freguesias.

Além de ações de plantação, decorrem também ações de limpeza, designadamente do rio Este, levada a cabo pela Alfacoop. Ontem, depois da limpeza e plantação de árvores no Picoto, os voluntários dirigiram-se à Rodovia, por trás da bomba da BP. Ali plantaram algumas dezenas de árvores, criando um pequeno bosque urbano, nomeadamente um carvalhal.

Nos dois últimos dias foram plantadas cerca de 1500 árvores. 500 das quais fornecidas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Doou plantas autóctones, nomeadamente azevinhos, bétulas, carvalhos e sobreiros.

Altino Bessa realçou que a autarquia angariou recentemente 14.500 euros com a venda pública de madeira, que incluiu ainda obrigações como a limpeza e desmatação das áreas. «Quando cheguei a primeira proposta que vi para abater estas árvores, obrigava a Câmara a pagar 8500 euros. Estamos a fazer exatamente o mesmo e ainda recebendo 14.500 euros. Já a segunda fase de desmatação e reflorestação do Picoto, tinha uma verba consagrada, para candidatura a fundos comunitários, de mais de 400 mil euros. E nós vamos fazer isto com recursos irrisórios, embora seja aos poucos», concluiu.

Fonte:

Carla Esteves, Diário do Minho, domingo, 22 de março de 2015

Na fotografia podemos ver alguns dos colaboradores da Phosphorland em ação.

Agradecemos a possibilidade de poder participar neste evento. Aguardamos por novos eventos para poder participar e ajudar a melhorar o ar que se respira na cidade.

Esperamos que este evento continue e seja repetido anualmente por todas as cidades do país.

 

Por |2017-04-27T18:05:32+00:00Março 22nd, 2015|Responsabilidade Social|0 Comentários