Phosphorland oferece licença Phorland à ONG VIDA

//Phosphorland oferece licença Phorland à ONG VIDA

Phosphorland oferece licença Phorland à ONG VIDA

ONG VIDA

A Phosphorland foi contactada pela direção da ONG VIDA, ONG – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano (VIDA). Este contacto veio no seguimento da nossa campanha “FESTIVAL DAS COLHEITAS”. Mostraram interesse em utilizar o nosso software de gestão agrícola, Phorland. De imediato que nos disponibilizamos para oferecer uma licença para uso total do nosso software.

Esperamos poder ajudar e contribuir para o trabalho fantástico que desenvolvem.

Agradecemos o interesse no nosso Software e à Dr.ª Ana Gaspar e Dr.ª Patrícia Maridalho pela simpatia. A todos os intervenientes do projeto, um obrigado pelo trabalho que desempenham.

A VIDA desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento das comunidades em Moçambique, na Guiné-Bissau e Palestina. E que trabalho é este?

(o texto que se segue foi transcrito da página da própria organização)

 

Projetos para o desenvolvimento – ONG VIDA

Através do reforço da participação da população, nos diversos níveis de decisão, da presença contínua e de longo prazo, da criação de Projectos integrados, da participação comunitária, da implementação de tecnologias adaptadas e sustentáveis e do trabalho em parceria com pessoal local, satisfazemos as necessidades imediatas das populações. 

SAÚDE

ONG VIDA

O mais importante da vida é a saúde. Nos países em que a VIDA trabalha os serviços de saúde são precários. Grande parte são, em muitas das zonas de acção, inexistentes. A maioria das pessoas demora grande parte do dia a andar para poderem aceder a uma instalação ou pessoal técnico de saúde. As doenças mais comuns, facilmente tratadas quando existem serviços de saúde, são também as que continuam a matar 60 a 70% da população nos locais onde esses serviços são inexistentes. A falta de pessoal técnico é, na maioria dos locais, o maior problema a enfrentar, por outro lado a carência em medicamentos completa o cenário de ineficiência dos serviços de saúde prestado pelos Estados da maioria das regiões rurais e isoladas dos países Africanos.

 

DESENVOLVIMENTO RURAL

ONG VIDA

As condições de vida existentes nas áreas onde o VIDA trabalha, são na sua maioria, altamente dependente do ecossistema, especialmente da prática agrícola e pecuária. São regiões rurais, isoladas de centros urbanos, sem acesso a mercados, ou informação. As vias de acesso não permitem a utilização de veículos ligeiros, sendo difícil em alguns casos o acesso a qualquer tipo de veículo.

A economia familiar assenta numa agricultura de subsistência que geralmente não é suficiente para assegurar as necessidades alimentares da família. Vendem produtos originários dos ecossistemas envolventes. Entre eles, o carvão, a pesca artesanal, a bebida tradicional originária de plantas nativas, caça e mel. A agricultura praticada é baseada em técnicas tradicionais transmitidas entre gerações, valiosas para a gestão sustentável dos recursos naturais, mas pouco eficazes para a segurança alimentar das famílias.

Os desafios impostos pelas alterações climáticas, novas pestes e doenças, a ausência de água por períodos prolongados e a desertificação são processos que, de ano para ano, influenciam a produção e, por isso necessitam para assegurar a sobrevivência das famílias um trabalho conjunto entre a investigação e o camponês. A escassez ou inexistência de comunicação entre os serviços de extensão rural e os camponeses, contribui para que o conhecimento existente seja sub-aproveitado, originando uma produtividade baixa contínua baixa, que em parte também se deve à falta de adequação e adopção de tecnologias acessíveis, simples e adequadas à realidade de cada uma das regiões.

EDUCAÇÃO

ONG VIDA

Apesar do esforço dos Estados para assegurar professores nas escolas primárias das zonas rurais, isoladas e distantes dos centros urbanos, as dificuldades para leccionar continuam bem presentes. As infraestruturas escolares existentes, com condições mínimas para uma boa aprendizagem, não atingem os mínimos exigíveis para que se verifique uma real e eficaz melhoria do acesso das populações à educação. A juntar à falta de instalações, o material escolar básico, para poderem desenvolver as suas capacidades, é outra das necessidades urgentes, para que as crianças possam aprender a escrever, escrevendo e a ler, lendo.

ONG VIDA

 

 

HABITAÇÃO

A habitação é uma necessidade básica na vida de cada ser humano. A pobreza extrema em que vivem muitas das famílias onde a VIDA trabalha, não lhes permite aceder a uma casa por mais simples que ela seja. Com um chão, quatro paredes e um telhado. Um local onde as famílias possam manter a sua privacidade, estar a salvo dos animais e dos incontroláveis factores climatéricos.

ÁGUA

ONG VIDA

É sobretudo nos períodos de seca que o acesso à água se torna inexistente. Não existem rios, lagoas ou locais de acumulação de água e as mulheres e as crianças, que têm a seu cargo esta árdua tarefa. São obrigadas a deslocar-se vários quilómetros, para encontrar um local de recolha de água. Em muitos dos casos esse local é apenas um distante e precário buraco escavado no solo. Permite-lhes o acesso a este bem precioso. A água recolhida, não é, na generalidade, potável. E não são utilizados quaisquer meios que evitem as doenças provenientes desta água imprópria para consumo. Os serviços do Estado são inexistentes e as famílias não têm capacidade económica. Também não existem instrumentos que lhes permitam melhorar ou criar sistemas tradicionais de recolha água pluvial nas suas habitações.

 

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Em Abril de 2008, foi aprovado pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) um projeto de Educação para o Desenvolvimento da VIDA. O objetivo deste projeto foi a criação de uma rede virtual interativa de informação, advocacia, lobbying e cidadania ativa para o Desenvolvimento Sustentável no quadro dos Objetivos do Milénio. E assim nasceu o PLANETA VIDA.

ONG VIDA

Esta página é direcionada a crianças, jovens, professores e adultos em geral de todos os países de Língua Portuguesa. Pretende prestar informação sobre questões relativas ao Desenvolvimento, com vista a proporcionar a reflexão crítica e a participação ativa de todos. O objetivo é, para que, em conjunto, possamos traçar um caminho para um mundo mais justo, equitativo e sustentável.

O PLANETA VIDA também está presente em escolas do Ensino Básico e Secundário. Tem atividades de promoção da cidadania global, na companhia de diversos parceiros que trabalham com o mesmo fim.

Estamos sempre disponíveis para a participação nos mais diversos eventos de sensibilização e informação sobre temas relacionados com o desenvolvimento. Nomeadamente seminários e colóquios, organizados por escolas, instituições ou faculdades.

 

 

Pode aceder à página da ONG VIDA aqui.

Poderão também consultar o Facebook desta organização aqui.

 

4land-software-gestão-agrícola

Legenda: Dr.ª Ana Gaspar, vice presidente da organização, a receber formação sobre a utilização do software de gestão agrícola, Phorland.

 

 

Por |2017-04-27T18:05:31+00:00Setembro 29th, 2016|Responsabilidade Social|0 Comentários