Agricultura potencia os novos negócios no Interior do país

Abordarei neste artigo a seguinte temática “Agricultura potencia os novos negócios no Interior do país”.

As novas tecnologias da Agricultura e os apoios europeus estão a ter impacto em novos negócios no interior do país, em diversas áreas de Agricultura. Desde a produção da cereja, ao pêssego, queijos biológicos, azeite, castanha e seus derivados, amêndoa, vinho, mirtilos e outras, na maioria, de jovens (ligados ou não por laços familiares à agricultura nestas regiões) e que quiseram fazer algo diferente.

A aposta na sustentabilidade (alguns em Modo de Produção Biológico), em produtos, formas de consumo ou embalagens inovadoras, mas também pela recuperação de variedades tradicionais, agora integradas numa agricultura moderna e com os olhos postos no mercado, passaram a fazer parte dos novos negócios no interior do País.

Estas empresas têm em comum a necessidade de apostarem em formas diferentes de fazer agricultura – biológica, sustentável – ou em produtos inovadores, para conseguirem ser competitivos no mercado, uma vez que, por estarem no interior, têm custos mais elevados. “Os nossos produtos estão a cerca de 150€ de carro dos principais pontos de venda, isto é de Lisboa, do Porto e de Espanha”.

A aposta dos municípios, as startups do ramo, a inovação e o desejo de novos desafios dos jovens na procura de um bem estar, e de um projeto em terrenos familiares, estão a revitalizar a agricultura e o interior do país.

 

Algumas notícias sobre agricultura:

  • “PDR 2020 tem 7,5 M€ para apoiar horticultura. Candidaturas até 2 de Agosto” – Ler artigo
  • “Não corte já as ervas daninhas. As abelhas agradecem” – Ler artigo
  • “Extinção de plantas atinge nível “assustador”, alertam cientistas” – Ler artigo

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 9 de dezembro de 2019