A Agricultura terá futuro se a sustentabilidade for planeada e gerida indo ao encontro de um ecossistema verde e com rigor no consumo. Precisamos de ter uma postura de venda, pois somos o melhor destino turístico do mundo, mas não conseguimos vender bem os nossos produtos tradicionais. Portugal pode orgulhar-se da sua indústria agroalimentar. Esta tem vindo a registar um dinamismo crescente e uma boa performance tanto no mercado nacional como nos mercados internacionais. As mudanças na industria tem de continuar a trabalhar para corresponder aos desafios impostos pela escassez de recursos e alterações climáticas.

A tecnologia é fundamental no futuro, porque as empresas vão ter de lidar com novos produtos, novos processos, novas ferramentas de negócio e novas formas de se relacionar com os consumidores. A era digital é fundamental para a sustentabilidade da agricultura, assim como as dietas saudáveis são a solução.

Atualidade

Atualmente, 50% da população mundial vive em cidades. Em 2050 será um terço e então é necessário prestar atenção ao envelhecimento da população e escassez de recursos, nomeadamente terra e água.

O futuro da alimentação será um regresso à vida e consumo saudável, com os consumidores mais conscientes e preocupados com o ambiente.

No meu entender serão três estratégias importantes no sistema da cadeia de sustentabilidade (alterações dos hábitos alimentares; avanços tecnológicos e redução do desperdício). Elas atuam sobre diferentes parâmetros, sendo a inovação tecnológica a que apresenta um maior potencial de redução do impacto ambiental, em toda a cadeia de valor agroalimentar, desde a produção ao consumo, passando pelo processamento, logística e preparação.

A inovação será o fator chave na área da Agricultura e aí vai fazer parte o empreendedorismo, a qualificação dos ativos, agregando a tecnologia. Isto porque o consumidor português está aberto a inovações. Todas as empresas vão ser digitais, em algum momento da sua cadeia de valor.

Os alimentos são o novo petróleo e a terra é o novo ouro. É a alimentação o grande desafio da humanidade e, como tal, teremos de integrar a sustentabilidade nos solos, aliando a tecnologia e agricultores altamente qualificados.

 

Algumas notícias sobre agricultura:

  • “Vespa asiática: como reagir em caso de picada? As recomendações de uma médica” – Ler artigo
  • “The Bee Is Declared The Most Important Living Being On The Planet” – Ler artigo
  • “Xylella já está presente em trinta municípios espanhóis e afeta três novas espécies” – Ler artigo

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, de 09 de novembro de 2020