Sustentabilidade será o futuro da Agricultura

Sustentabilidade será o futuro da Agricultura Phosphorland Phorland
Sustentabilidade será o futuro da Agricultura Phosphorland Phorland

A Agricultura terá futuro se a sustentabilidade for planeada e gerida indo ao encontro de um ecossistema verde e com rigor no consumo. Precisamos de ter uma postura de venda, pois somos o melhor destino turístico do mundo, mas não conseguimos vender bem os nossos produtos tradicionais. Portugal pode orgulhar-se da sua indústria agroalimentar. Esta tem vindo a registar um dinamismo crescente e uma boa performance tanto no mercado nacional como nos mercados internacionais. As mudanças na industria tem de continuar a trabalhar para corresponder aos desafios impostos pela escassez de recursos e alterações climáticas.

A tecnologia é fundamental no futuro, porque as empresas vão ter de lidar com novos produtos, novos processos, novas ferramentas de negócio e novas formas de se relacionar com os consumidores. A era digital é fundamental para a sustentabilidade da agricultura, assim como as dietas saudáveis são a solução.

Atualidade

Atualmente, 50% da população mundial vive em cidades. Em 2050 será um terço e então é necessário prestar atenção ao envelhecimento da população e escassez de recursos, nomeadamente terra e água.

O futuro da alimentação será um regresso à vida e consumo saudável, com os consumidores mais conscientes e preocupados com o ambiente.

No meu entender serão três estratégias importantes no sistema da cadeia de sustentabilidade (alterações dos hábitos alimentares; avanços tecnológicos e redução do desperdício). Elas atuam sobre diferentes parâmetros, sendo a inovação tecnológica a que apresenta um maior potencial de redução do impacto ambiental, em toda a cadeia de valor agroalimentar, desde a produção ao consumo, passando pelo processamento, logística e preparação.

A inovação será o fator chave na área da Agricultura e aí vai fazer parte o empreendedorismo, a qualificação dos ativos, agregando a tecnologia. Isto porque o consumidor português está aberto a inovações. Todas as empresas vão ser digitais, em algum momento da sua cadeia de valor.

Os alimentos são o novo petróleo e a terra é o novo ouro. É a alimentação o grande desafio da humanidade e, como tal, teremos de integrar a sustentabilidade nos solos, aliando a tecnologia e agricultores altamente qualificados.

 

Algumas notícias sobre agricultura:

  • “Vespa asiática: como reagir em caso de picada? As recomendações de uma médica” – Ler artigo
  • “The Bee Is Declared The Most Important Living Being On The Planet” – Ler artigo
  • “Xylella já está presente em trinta municípios espanhóis e afeta três novas espécies” – Ler artigo

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, de 09 de novembro de 2020

Por Raul Pinheiro

Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo feito Erasmus, na University of Environmental and Life Sciences, em Wroclaw - Polónia. MBA em Agronegócios pela Universidade de São Paulo, Brasil.