Hoje vou abordar um dos pontos altos do Outono, a colheita da maçã. Nesta estação de grande produtividade, os Portugueses esperam ansiosamente pelo seu fruto preferido, a maçã.

Maçã da Beira Alta

O clima da Região da Beira Alta, com invernos bastante frios e verões quentes, com elevada luminosidade, é propício à produção de maçã de grande qualidade.

Maiores teores de açúcar, melhor consistência da polpa e coloração mais viva diferenciam e tornam as maçãs mais atrativas, ganhando o fruto em sabor e capacidade de conservação.

A área de implementação na Região Centro, correspondente à produção (produção, tratamento e acondicionamento) da Maçã da Beira Alta, abrange cerca de 9 180 km2, e está circunscrita aos seguintes concelhos: Aguiar da Beira, Almeida, Arganil, Carregal do Sal, Castro Daire, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Mangualde, Manteigas, Mêda, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Pinhel, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Seia, Tábua, Tondela, Trancoso, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

A área geográfica abrange na Região Norte ainda os concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

A região conta com uma produção variada e selecionada especialmente nas variedades Golden Delicious, Royal Gala, Jonagored, Granny Smith e as Reinetas que, hoje em dia, ocupam a maior parte de novos pomares, corretamente instalados e cultivados segundo as boas práticas agrícolas.

A Maçã da Beira Alta em Portugal é certificada, sendo o IGP o organismo privado de controlo e certificação que verifica o cumprimento ao longo do ciclo produtivo, das regras constantes do Caderno de Especificações, entre as quais estão as de salvaguarda rigorosa da segurança alimentar e da proteção do ambiente.

O uso de Indicação Geográfica Protegida, obriga a que a maçã seja produzida de acordo com as regras estipuladas, designadamente as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto.

Também a rotulagem tem de cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando a indicação geográfica e marca de certificação. A maçã deve ser devidamente acondicionada em materiais próprios e pré-embalada, para garantir a satisfação e qualidade na sua comercialização.

As maçãs devem ser sempre colhidas com cuidado. Nunca as arranque dos ramos. Uma maçã só está pronta para ser colhida quando pode ser apanhada facilmente. Outros indícios de que a maçã se encontra pronta para ser colhida são um cálice largo e profundo e sementes castanhas. O tempo que demoram a ficar prontas para colher e comer difere, no entanto, de variedade para variedade.

Para além de garantir que colhe as maçãs na altura correta, é importante evitar colocar-se em perigo, já que a colheita envolve frequentemente alguns movimentos arriscados. Isto deve-se ao facto de as maçãs mais bonitas se encontrarem sempre escondidas e penduradas no cimo da árvore, sendo, por isso, mais difíceis de alcançar.

No Inverno, a fruta é especialmente deliciosa, mas também especialmente cara. Não precisa de gastar muito dinheiro para conseguir maçãs deliciosas no Inverno, desde que saiba como armazená-las corretamente. Em condições adequadas, as maçãs podem ser armazenadas durante um longo período de tempo durante o Inverno.

É importante manter as maçãs num espaço escuro e fresco com bastante humidade. Uma cave com ventilação será um lugar adequado. Se não houver humidade suficiente, pode aumentá-la colocando recipientes com água no espaço onde as maçãs estão armazenadas.

As maçãs devem ser armazenadas em estantes de fruta ou em caixas rasas. As caixas podem ser forradas com aparas de madeira ou papel enrugado. Em caso de caixas mais altas, recomenda-se a colocação de papel enrugado entre as camadas de fruta para evitar marcas de pressão.

Armazene apenas fruta saudável e intacta. A fruta atacada por lagartas, demasiado madura ou grande não pode ser armazenada por muito tempo e deve ser separada durante a colheita. As maçãs sem caule devem ser comidas depressa, já que podem apodrecer rapidamente.

Verifique o seu depósito de fruta semanalmente e retire todas as maçãs podres. Os frutos de semente podres podem “infetar” a outra fruta. Isto deve-se ao emergente etileno, um gás incolor que amadurece as outras maçãs mais rapidamente e, em alguns casos, as estraga. Exatamente por esta razão, as maçãs não devem ser armazenadas juntamente com outra fruta e vegetais.

Para evitar que as maçãs sequem depressa, as caixas podem ser cobertas com uma película perfurada. Em alternativa, as maçãs podem também ser armazenadas em sacos de politeno perfurado, já que a libertação de etileno é reduzida pelo saco. Em todo o caso, os frutos de semente que estiverem armazenados devem ser verificados regularmente para que as maçãs podres possam ser rapidamente removidas.

Se seguir estas regras, também poderá trincar uma maçã suculenta da sua produção durante o Inverno.

Algumas notícias sobre agricultura:

  • “Produtores de mirtilo reúnem-se em encontro nacional” – Ler artigo
  • “ONU pede medidas para adaptar a agricultura e evitar a fome” – Ler artigo
  • “Eucaliptugal, o ecocídio da floresta nacional” – Ler artigo
  • “Horizonte 2020: abertas candidaturas na área da polinização e apicultura sustentáveis” – Ler artigo

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 22 de abril de 2017