Hoje abordo o tema muitas vezes negligenciado do “Caderno de Campo” na agricultura. E também a introdução das novas tecnologias neste setor que vêm acrescentar competitividade onde a gestão ou a falta dela ainda é um limitador da rentabilidade.

Caderno de Campo na Agricultura

O Caderno de Campo é hoje uma obrigatoriedade para todos os agricultores. Estes Cadernos são um registo de todas as operações culturais e aplicações realizadas na exploração agrícola. São um documento importantíssimo para identificar todos os trabalhos, provando uma gestão cuidada.

O Caderno de Campo deve conter uma informação específica, como pode ser visto no exemplo facultado na página do PDR2020.

Quem os deve preencher e que informações devem conter?

O Caderno de Campo deve ser preenchido por todos os agricultores, quer tenha uma exploração animal e/ou vegetal, quer pratique Agricultura Convencional, Proteção Integrada ou Agricultura Biológica.

O primeiro passo é identificar o Promotor, a sua Direção Geral de Agricultura, o Organismo Controlador (OC) e o tipo de agricultura que pratica.

Na segunda página, deverá identificar o seu parcelário (deve consultar a página do IFAP), o modo de produção e as culturas praticadas. Se for produtor animal deverá preencher os dados do seu efetivo.

Após este registo da sua exploração, deverá registar todas as operações culturais (observações de pragas, doenças e auxiliares, tratamentos fitossanitários, (ferti regas), etc.. No caso de ser detentor de animais deverá registar todo o maneio técnico realizado em cada animal, na página respetiva.

No Anexo I, deverá registar todas as entradas dos animais na exploração. Este registo não é obrigatório caso seja detentor do documento/guia passado pelo antigo proprietário. O Anexo II serve para avaliar as adubações realizadas e a adubação estimada para determinada cultura. Serve de indicativo para avaliar se houve excesso de adubação que possa causar poluição de aquíferos e/ou lixiviação.  Um plano de boas práticas de higiene deve ser registado no Anexo III. O Anexo IV, indica o plano de reprodução que o produtor pretende realizar.

Com todos estes dados registados tem toda a informação em dia para que o Técnico, o OC, a Assistência Técnica possam controlar e validar todos os seus procedimentos.

Se tiver alguma dúvida no seu preenchimento poderá contactar a Phosphorland ou falar com o/a Técnico/a da sua cooperativa.

Usando o Phorland, o Caderno de Campo é preenchido automaticamente a partir dos registos diários das suas operações. Uma excelente opção para ajudar na gestão da sua exploração.

As potencialidades das novas tecnologias via internet fazem com que o Agricultor, em qualquer lugar e de forma muito simples organize, otimize e controle os resultados das suas produções.

O Agricultor despende tempo no início a aprender e organizar-se. Mas a longo prazo, de forma rápida e intuitiva, coordena, gere e aumenta os resultados operacionais da sua exploração agrícola.

Os agricultores devem começar a trabalhar com novas tecnologias, de forma a acompanharem o seu crescimento agrícola. Assim, acompanham a vanguarda da produção Agrícola. Os produtores que acompanharem o mercado tecnológico terão maior rentabilidade. A qualidade, gestão operacional e sustentabilidade na sua cadeia de produção, distribuição e faturação também serão maiores.

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais