Hoje, vou neste artigo falar sobre a falta de mãos para apanhar maçãs na região do Concelho de Moimenta da Beira. A região do Concelho de Moimenta da Beira é uma região em que atualmente tem muitos produtores de maçãs e com grandes áreas de produção, com uma população a envelhecer e a perder pessoas.

Os produtores tiveram este ano houve menos imigrantes do Leste a chegar à região e restam centenas de vagas por preencher, no entanto este ano a produção de maçã tem uma quebra de 20% em relação ao ano passado.

Os fruticultores da região do Douro dramatizam a escassez de mão-de-obra para a apanha da maçã, falando em centenas de oportunidades de trabalho que não conseguem preencher nesta época de colheitas em vários concelhos do Interior Norte do país.

No meu ponto de vista, para melhorar este problema teremos de automatizar a apanha da maçã, com recurso a tecnologia robótica e máquinas especificas para esta função, criar uma plataforma digital de recrutamento de mão-de-obra, com divulgação em Portugal e no estrangeiro, criar estruturas de alojamento, transporte e alimentação para imigrantes, com qualidade, respeitando a lei de segurança e higiene no trabalho em vigor, melhorar as condições remuneratórias aos trabalhadores, com contratos de trabalho e descontos para a segurança social, seguro e respeitando a lei em vigor.

Algumas notícias sobre agricultura:

  • “Jovens empreendedores apostam em vinhas velhas para produzir vinho em Mogadouro” – Ler artigo
  • “Condutores de tratores agrícolas obrigados a usar cinto de segurança” – Ler artigo
  • “Portugal é o país europeu que mais usa herbicida que pode provocar cancro”  – Ler artigo

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 22 de janeiro de 2019