Hoje, vou neste artigo falar sobre a Agricultura de precisão. Para se poder falar de Agricultura de precisão temos de perceber que é um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento.

O conceito de Agricultura de Precisão está normalmente associado à utilização de equipamento de alta tecnologia (seja hardware, no sentido genérico do termo, ou software) para avaliar, ou monitorizar, as condições numa determinada parcela de terreno, aplicando depois os diversos fatores de produção (sementes, fertilizantes, fitofármacos, reguladores de crescimento, água, etc.) em conformidade.

A Agricultura de Precisão compõe um sistema de gestão agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva e permite uma exploração mais racional dos sistemas produtivos, levando à otimização do uso dos consumíveis, ao aumento da rentabilidade e da sustentabilidade e à minimização dos impactos ambientais.

Esse sistema permite a utilização de estratégias para resolver os problemas de pouca uniformidade nas culturas.

São práticas que podem ser desenvolvidas em diferentes níveis de complexidade e com finalidades distintas. Consequentemente, com esta tecnologia, torna-se possível a disponibilização de grande quantidade de dados específicos da cultura, que podem subsidiar a tomada de decisões e reduzir a incerteza do negócio. Este é um diferencial importante para garantir competitividade e sustentabilidade.

A Agricultura de Precisão é um sistema de gestão que considera as culturas em todos os seus aspetos: produtividade, solo (características físicas, químicas, compactação, etc), infestação de ervas daninhas, doenças e pragas.

Assim, quanto maior a quantidade de dados recolhidos, mais acertado será o diagnóstico sobre a variabilidade presente nas culturas analisadas.

Dessa forma, a Agricultura de Precisão permite ao pequeno, médio e grande produtor a gestão de sua propriedade, na utilização dos insumos, na hora certa, no local adequado e na quantidade correta, promovendo o aumento da produtividade e sustentabilidade.

Algumas notícias sobre agricultura:

 

Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais

Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 23 de maio de 2019